quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

a noite de Monica

 


Em A noite (La notte), de Michelangelo Antonioni, Marcello Mastroianni é um famoso escritor, Giovanni Pontano, casado com Lídia, interpretada por Jeanne Moreau, que tem consciência de que a relação dos dois não anda nada bem, morrendo aos poucos, como o crepúsculo que o título declinante do filme sugere.
Eis que Valentina, papel de Monica Vitti, entra na vida do escritor, como uma aparente aventura. Em pouco tempo ela o conscientiza sobre as intempéries do amor, as dores da solidão, as imperfeições humanas nos relacionamentos amorosos, teses que Giovanni suponha ter tratado definitivamente em seus livros.
Rodado em 1961, o filme é o segundo da 'trilogia da incomunicabilidade', precedido por A aventura, e fechada com O eclipse.
Mastroianni faleceu em 1996, aos 72 anos, de câncer no pâncreas. Estava em seu apartamento, em Paris, ao lado de Catherine Deneuve, com quem foi casado, e da filha deles, a atriz Chiara Mastroianni.
Jeanne Moreau tinha 89 anos quando faleceu em 2017, de causas não reveladas. Foi encontrada pela empregada doméstica em sua casa em Paris.
Monica Vitti faleceu hoje aos 90 anos. Seu último trabalho foi em Ma tu mi vuoi bene?, produção de 1992 para Radiotelevisione italiana, dirigida por Marcello Fontado, onde interpreta uma assistente social. Com Mal de Alzheimer, a atriz não aparecia em público desde 1993.

Nenhum comentário: