Quando Carlos Drummond de Andrade publicou esse poema em Alguma poesia, seu primeiro livro, 1930, o período de czares da Rússia já não existia, dizimado pela Revolução de 1917, com a queda do monarca Nicolau II dando origem a União Soviética que durou até 1991.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022
anedota búlgara
domingo, 27 de fevereiro de 2022
um gladiador no cerrado
foto Henry Ballot / Arquivo Público do DF
O cidadão na foto acima (de terno e chapéu de couro!), entre serpentinas e confetes, é Issur Danielovitch Demsky, mais conhecido como Kirk Douglas. O cenário: salão do então majestoso Hotel Nacional de Brasília. A data: 23 de fevereiro de 1963, um sábado de carnaval. No ano anterior a cidade recebeu no mesmo mês a atriz Rita Hayworth, que participou de um baile no Teatro Nacional, e sem muito se entrosar com aquele tipo de festa, ficou sentadinha e muito elegante ao lado do então primeiro-ministro Tancredo Neves.
sábado, 19 de fevereiro de 2022
o dragão da maldade e o santo guerreiro
Na foto acima, José Mojica Marins, o nosso arquétipo tupiniquim Zé do Caixão, de frente para o Drácula de Christopher Lee, personagem vulpino das trevas transilvânicas.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022
ó último carnaval
No dia 17 de fevereiro de 1973, Alfredo da Rocha Viana Filho, o nosso Pixinguinha, veste o seu melhor e mais engomado terno de linho branco, e de sua casa, em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, segue para o batizado do filho de um grande amigo, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
corações afinados
"Naquele dia, não sei por que, fui dormir e não esperei ele chegar. Soube que ele chegou, tirou o paletó, sentou ao piano e tocou ‘Noturno’. Quando terminou, virou o pescoço para trás, como se fosse descansar, e não acordou mais".
domingo, 13 de fevereiro de 2022
ser divergente - Centenário da Semana de Arte Moderna
Foto: Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp
Fumar na rua, usar blusas transparentes, ter cabelos eriçados, dizer palavrões, ter vários namorados... esse comportamento nos anos 20 não era para qualquer um, ou mais exatamente, não era para qualquer uma: assim era Patrícia Galvão, a Pagu (apelido dado pelo poeta Raul Bopp), escritora, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante política brasileira.
sábado, 12 de fevereiro de 2022
depois daquele conto
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
sol quente pra todo lado
O cantor e compositor cearense Rodger Rogério conta em entrevista para o meu documentário Pessoal do Ceará - Lado A Lado B (em fase de finalização, mixagem), que durante o programa Proposta, na TV Record, em 1973, conheceu e ficou amigo do compositor paulista Paulo Vanzolini, autor do clássico samba-canção Ronda, aquele do andarilho à procura de quem não o quer mais.
domingo, 6 de fevereiro de 2022
um cineasta apaixonado
foto Joe Gaffney, 1977
Em 25 anos ininterruptos de trabalho, François Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo de maneira inteligente conciliar um grande sucesso de público e de crítica.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
a ternura de quem amamos
“Lygia, eu estou péssima. Estou doentíssima, acho que vou morrer, venha me ver, pelo amor de Deus! Quero demais morrer segurando a mão da Lygia, porque sei que ela vai entender tudo na hora H. Ela vai dizer: ‘Hilda, fica calma e tal que é assim mesmo.’”
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
a noite de Monica
Em A noite (La notte), de Michelangelo Antonioni, Marcello Mastroianni é um famoso escritor, Giovanni Pontano, casado com Lídia, interpretada por Jeanne Moreau, que tem consciência de que a relação dos dois não anda nada bem, morrendo aos poucos, como o crepúsculo que o título declinante do filme sugere.