domingo, 29 de novembro de 2020

the sun

 

"Here comes the sun, here comes the sun / and I say it's all right..."

Uma das canções mais lindas dos Beatles, e uma das poucas compostas por George Harrison, cantada por ele no álbum Abbey Road, de 1969, tocando guitarra, violão, sintetizador moog e batendo palmas.
A letra é simples, quase ingênua, mas a essência de paz, beleza e esperança transborda na musicalidade e interpretação. Harrison compôs na casa de seu grande amigo, Eric Clapton.
Desde o final de 1999 que Harrison passava por problemas de saúde, quando um suposto fã invadiu sua residência, Friar Parka, uma mansão neogótica vitoriana no Reino Unido, e o atacou com uma faca de cozinha, perfurando-lhe um pulmão e deixando cortes na cabeça. A esposa Olivia Harrison defendeu-se com um atiçador de lareira.
Em meados de 2001 o beatle foi diagnosticado com câncer no pulmão e retirou um tumor, mas precisou ir para os Estados Unidos fazer radioterapia. Células malignas se espalharam para seu cérebro . No começo de novembro Paul McCartney e Ringo Starr foram visitá-lo. O sol do então terceto de Liverpool brilhou naquele dia entre conversas e lembranças. No dia 27 Harrison estava na casa de um amigo em Los Angeles quando o sol em seus olhos se foi. Tinha 58 anos. As águas do rios Ganges e Yamuna, na Índia, guardam suas cinzas.
19 anos depois o sol de suas canções continua chegando quando ouvimos sua voz..
“It seems like years since it's been here”

Nenhum comentário: