domingo, 31 de março de 2024

60 anos esta noite


Na madrugada de 1º de abril de 1964, dia seguinte ao golpe militar no Brasil, um ativista político foge com a esposa e o filho pequeno. Esse é o storyline de O último dia de sol, curta-metragem que realizei em 1999. Filmado em película 35mm, preto e branco, a ação, com roteiro baseado em fatos da minha memória, passa-se em uma pequena cidade do interior cearense.

A narrativa dos 18 minutos, conduzida pelo olhar do menino de 9 anos, sintetiza o que se passou naquela noite no país e os tempos de chumbo que viriam. Foram duas décadas de arbitrariedades, de prisões, de torturas, de mortes, de “suicídios”, de corpos em valas comuns, sumidos, jogados ao mar. Há 60 anos que pais não têm seus filhos de volta, que filhos não conhecem seus pais, que brasileiros perderam o passado em cárceres e ainda ecoam em seus ouvidos a ira de seus carrascos. A tortura como instrumento do Estado, foi uma marca registrada do governo militar.

O filme recebeu os prêmios de melhor fotografia (Miguel Freire) no 4º Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba; melhor direção de arte (Jefferson De Albuquerque Junior) no 10º Cine Ceará; melhor filme nacional conferido pela Organização Católica Internacional de Cinema, no 23° Guarnicê de Cinema e Vídeo do Maranhão.

Representou o Brasil no Festival de Cine y Video de Derechos Humanos (Argentina), 2000; Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata (Chile), 2000; Festival de Cine de La Habana (Cuba), 2000; Mostra 40 anos do Golpe Civil-militar no Brasil, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2004; Painel Ditaduras na Mostra de Curtas Brasília em Plano Aberto, CCBB, Brasília, 2018; e convidado para exibição na solenidade de pagamento de 31 ex-presos políticos indenizados pelo Governo do Estado do Ceará, Auditório do Palácio Iracema, Fortaleza, 2006.

Programado no Curta Brasil da TVE, em 2000, a jornalista, pesquisadora e professora Ivana Bentes observou que é o primeiro filme que tem enredo no dia do golpe.

Acima, o teaser criado por Rui Ferreira para a Mostra Plano Aberto.

Aqui o link para a ver na íntegra no meu canal na plataforma Vímeo: 

https://vimeo.com/329724742?share=copy 

Nenhum comentário: