quinta-feira, 10 de agosto de 2023

o homem plural

Foto: Arquivo Folha de São Paulo

“Ele canta, dança, é ator, diretor de teatro, dramaturgo, faz cinema, faz programas de televisão, escreve manifestos, dá aulas, inventa projetos de agitação cultural, é filósofo, é poeta, ama, é mestre em amizade. Um homem plural, mas como uma singularidade: em tudo que faz, ele é único.”
Trecho do texto de apresentação que Aderbal Freire-Filho escreveu na autobiografia de seu amigo Domingos de Oliveira (1936-2019), Minha vida no teatro (Editora Leya, 2010). E com certeza a recíproca é verdadeira e do coração. Domingos diria o mesmo e muito mais.
Em 2019 a jornalista e atriz Renata Caldas lançou o livro O romance-em-cena de Aderbal Freire-Filho (Editora Multifoco), uma preciosidade em 366 páginas, que a autora define como ensaio-reportagem, sobre o processo de criação do diretor. A partir de romances que ele adaptou para o palco, A mulher carioca aos 22 anos (1990), O que diz Molero (2003) e O púcaro búlgaro (2006), respectivamente de João de Minas, o português Dinis Machado, e Campos de Carvalho, o livro analisa o romance-em-cena não somente na obra de Aderbal Freite-Filho, como também dentro da evolução do teatro brasileiro.
O plural Aderbal, que “inventa projetos de agitação cultural”, criou e dirigiu, juntamente com o jornalista e publicitário Augusto Pontes (1935-2009), o I Festival de Música Popular Aqui no Canto, 1968, em Fortaleza, sua terra natal. Promovido pela Rádio Assunção Cearense, Diretório Acadêmico Escola de Arquitetura, Diretório Elvira Pinho, Arquidiocese de Fortaleza e Orgacine Estúdio, o evento revelou muitos letristas, compositores e cantores que se projetaram nacionalmente, alguns deles inseridos no que passou a se chamar Pessoal do Ceará, como Rodger Rogério, Ricardo Bezerra, Raimundo Fagner, Brandão, Wilson Cirino, Sergio Pinheiro, Lauro Benevides. A premiação para todos foi a gravação de um LP com as músicas concorrentes, pela Orgacine, hoje uma raridade nos sebos.
Falecido ontem aos 82 anos, Aderbal é múltiplo em trabalhos, singular em talento.

Nenhum comentário: