quarta-feira, 22 de abril de 2009

a terra ainda é azul?

ilustração Kohn

Vivo me esquivando dessas datas comemorativas... "dia disso", dia daquilo", "dia deste", "dia daquele"...

E eu não sabia: hoje é o dia da Terra. Dia deste planeta mal cuidado, explorado e abandonado. Todos os dias são dias da Terra.

Muitos versos foram dedicados a ela! Uma das músicas mais bonitas e precisas é "Planeta água", que Guilherme Arantes gravou em 1981, "águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão / e sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra".

Até o maluco-beleza denunciou que "buliram muito com o planeta / e o planeta como um cachorro eu vejo / se ele já não aguenta mais as pulgas / se livra delas num sacolejo", no rock-baião "As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor", lá por 1974.

Fecho com uns versos de outro baiano arretado, Caetano Veloso: "eu estou apaixonado / por uma menina terra / signo de elemento terra / do mar se diz terra à vista / Terra para o pé firmeza / Terra para a mão carícia / outros astros lhe são guia...", faixa de "Terra", que abre o disco "Muito", 1974.

2 comentários:

zeus disse...

pô, cara, você citou aí o velho e bom Raul, que já sabia das coisas, boa lembrança. eu ttambém nem sabia que hoje é dia do nosso planeta

Nirton Venancio disse...

pois é, Zeus, o eterno Raul sempre esteve antenado aqui na Terra, mesmo vendo discos voadores...