sexta-feira, 3 de outubro de 2008

paixão de um homem

foto Welligton Macedo / Divulgação

"Às vezes a gente finge que é feliz. Isso dói, mas a gente se acostuma a mentir para nós mesmos."

Esta é uma das afirmações do cantor Waldick Soriano no documentário "Waldick - Sempre no meu coração", dirigido, muito bem dirigido, pela atriz e agora cineasta Patrícia Pillar.

Lançado ano passado no festival Cine Ceará, o filme percorreu vários outros festivais e mostras pelo país, entre eles o É Tudo Verdade deste ano. Por onde passou, conquistou o público, o que foi uma vitória compensadora. Desde o início o trabalho já sofria um duplo preconceito: o tema, por tratar de um dos principais cantores da chamada música "brega", e por estar à frente do projeto uma atriz de televisão, sem nenhuma biografia atrás das câmeras, e ainda por cima casada com Ciro Gomes. Patrícia Pillar não deu a mínima atenção a tudo que vinha em sentido contrário e tocou seu filme pra frente.

Em quase uma hora de duração o documentário faz um retrato simples, sincero, tocante, embora melancólico, sobre um ícone da música popular brasileira, que passou seus últimos anos na solidão em Fortaleza, e faleceu há um mês, aos 75 anos, vitimado por um câncer, amargurado com a vida. Apesar desse sabor amargo de um bolero, Waldick não perdeu sua postura de homem forte e polêmico. Se foi machão, se foi mulherengo, se foi um beberrão, o filme de Patrícia Pillar se exime de qualquer tipo de julgamento. E isso com muita elegância. Uma elegância feminina de olhar com a câmera um personagem importante da nossa música, e um ser humano digno em sua autenticidade.

O documentário acompanha o cantor até sua cidade natal, Caetité, no interior baiano, vai a capital paulista nos lugares onde começou a cantar, revisita algumas das 14 ex-mulheres, abraça antigos amigos, reencontra o filho com quem não tinha boa relação. Com todo esse relato seco e franco, o que se nota em Waldick Soriano é que a vida, a vida apesar de tudo e de todas, foi a grande paixão de um homem, como diz o título de uma de suas canções.

"Waldick - Sempre no meu coração" foi exibido nesta semana no Canal Brasil.

Nenhum comentário: