domingo, 8 de outubro de 2006

Almodóvar em estado de graça

foto Divulgação

"Após o inferno de 'Má educação', em que rodava com a sensação de estar sempre à beira do abismo, desta vez não sofri. Isso não significa que 'Volver' seja melhor. Aliás, estou muito orgulhoso de 'Má educação', mas a ansiedade era terrível. Para dirigir um filme, é mais importante ter paciência que talento. E eu estava perdendo a paciência para as coisas triviais, que são as que mais exigem. Com 'Volver', recuperei parte dessa paciência. Todas as atrizes viviam e trabalhavam unidas, numa relação maravilhosa, quase familiar, e captei isso. Foi como uma bênção, todas estavam em contínuo estado de graça.”


Pedro Almodóvar, em entrevista aos jornalistas em Madri, Espanha, durante o lançamento do seu novo filme, "Volver". Tendo à frente do elenco sua fiel atriz Carmen Maura e - sem trocadilho - voltando a dirigir Penélope Cruz, o cineasta escreveu um roteiro sobre a história de três gerações de mulheres de sua terra natal, La Mancha. Almodóvar sempre se impressionou com a naturalidade com que seus conterrâneos tratam a morte: "eles cultivam muito a memória e passam a vida inteira cuidando de suas sepulturas." Mas o olhar do diretor é otimista, e "o filme é sobre essa comunidade feminina em que se fala muito, se oculta muito, se escuta muito e, para ser uma comédia, chora-se muito." Carmem Maura, por exemplo, faz uma avó que volta do além para resolver uns assuntos que esquecera. Mortos e vivos convivem sem nenhum espanto. O fantástico e o real na mesma tela.

“Volver” foi escolhido para representar a Espanha no Oscar em 2007, disputando a estatueta de Melhor Produção Estrangeira. Nosso “Cinema, aspirinas e urubus”, de Marcelo Gomes, é também um dos cinco finalistas na categoria.

O filme de Almodóvar foi premiado no recente Festival de Cannes como Melhor Roteiro e Melhor Interpretação Coletiva, e recebeu no começo do ano o Globo de Ouro da Associação de Imprensa Estrangeira na Itália, além de Melhor Filme no Festival de San Sebastian. No Festival do Rio deste ano foi um dos que teve maior público, exibido no Panorama do Cinema Mundial. O lançamento no Brasil será no começo de novembro próximo.

Nenhum comentário: