segunda-feira, 4 de setembro de 2006

pintura animada

foto Archer Street Productions

Quem perdeu nos cinemas, pode pegar uma cópia em dvd de um dos filmes mais bonitos que já vi: "Moça com brinco de pérola" (Girl with a pearl earring), produção inglesa de 2003, dirigida por Peter Webber. Uma pintura animada! É essa a forte e bela impressão que o filme passa. A interação luz, cor, direção de arte, figurinos, locações, elenco, tudo é tão grande e perfeito que nos coloca diante não somente da personagem retratada, uma espécie de Monalisa holandesa, mas de toda obra do pintor Johannes Vermeer, na tela, em movimento, trazendo através da magia do cinema a beleza plástica do século XVII.
A moça com o tal brinco de pérola é interpretada por Scarlett Johansson (foto), atriz americana que apesar dos seus 22 anos de idade, tem uma filmografia com dezenove títulos, entre eles, o ótimo e aparentemente frio "Encontros e desencontros" (Lost in translation), 2003, de Sofia Coppola. Nas prateleiras também com Scarlett "A ilha" (The island), ficção científica norte-americana dirigida pelo artesão Michael Bay. Mas, antes, vale a pena vê-la de brinco de pérola.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não assisti o filme ainda, mas li o romance que serviu de base para o roteiro, escrito pelo autor Tracu Chevalier. A história parece muito bonita. Só não me agrada muito a atriz Scarlett Johansson (não consigo ver uma atriz nessa moça, lembra muito uma antiga diva chamada Marylin Monroe, belo rosto mas sem conteúdo). Abraços do crítico da caverna cinematográfica.

Claudio Eugenio Luz disse...

Encontros e desencontros está na minha lista de filmes que não canso de rever. Eis a lista: 1- Blade Runner;2 - O sol que nos protege; 3- A sombra do vulcão; 4- Encontros e desencontros; 5- Cidade das sombras.

O filme Moça com brincos de perolas posui uma fotografia fantasitica!

hábraços

Claudio Eugenio Luz disse...

p.s: sob o sol que nos protege.

Nirton Venancio disse...

pois não deixe de ver o filme, Roberto. É muito bom.
Na Scarlett Johansson não me agrada é esse nome, mas de personagem do que de atriz. Gosto dela. E está muito bem em "Ponto final", de Woody Allen.

Cláudio, da sua lista o que revi mais foi "Encontros e desencontros".

Abraços

Anônimo disse...

a moça com brinco de pérola é supinpa e há equilíbrio em tudo do filme, inclusive na interpretação da atriz Scarlett Johansson.