A ideia da Century Fox de escolher duas megaestrelas para interpretar os legendários ladrões Butch e Sundance estava dentro dos propósitos de estratégia do estúdio.
O título original, Butch Cassidy and Sundance Kid, passou a ser um problema: Steve McQueen não aceitou o nome do seu personagem vir por último. Houve até a curiosa proposta de fazerem metade das cópias do filme em que listaria Newman primeiro e a outra metade McQueen, que não aceitou e caiu fora.
Decidiram por Robert Redford, um ator até então não muito famoso, embora já com quase dez filmes no currículo, entre eles o ótimo Caçada humana, em que contracena com Marlon Brando e Jane Fonda.
Outro probleminha na fogueira das vaidades: como o título no meio desse impasse tinha mudado para Sundance Kid and Butch Cassidy, Paul Newman achou que passaria a fazer Sundance, mas o diretor o queria no papel de Cassidy mesmo. Então, que voltasse à proposta inicial do projeto, pois Newman exigia ser o primeiro nos créditos.
Robert Redford aceitou ser o segundo e brilhou tanto quanto Newman, que foi andar de bicicleta com Katherine Ross ao som de Raindrops keep fallin' on my head.
Defensor dos indígenas e das paisagens nativas, Robert Redford fez o caminho no cinema a sua maneira, mantendo distância possível dos ditames de Hollywood.
Fundou o Festival de Cinema de Sundance. O último do título se tornou o pioneiro como referência internacional de produções independentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário