sexta-feira, 8 de julho de 2022

por que você faz cinema?

 
fotos Enzo Venancio e Rubens Venancio / ©Oitoemeio Filmes

"Para chatear os imbecis. / Para não ser aplaudido depois de sequências dó-de-peito. / Para viver à beira do abismo. / Para correr o risco de ser desmascarado pelo grande "público. / Para que conhecidos e desconhecidos se deliciem. / Para que os justos e os bons ganhem dinheiro, sobretudo, eu mesmo. / Porque, de outro jeito, a vida não vale a pena. / Para ver e mostrar o nunca visto, o bem e o mal, o feio e o bonito. / Porque vi 'Simão no Deserto'. / Para insultar os arrogantes e poderosos, quando ficam como cachorros dentro d’água no escuro do cinema. / Para ser lesado em meus direitos autorais."

Resposta do cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932 - 1988) a uma enquete do jornal Libération, Paris, publicada em maio de 1987. Musicada por Adriana Calcanhotto, gravada no CD A fábrica do poema, 1994.
Sempre recorro ao mestre Joaquim Pedro quando me deparo com esse encantamento e perplexidade macunaímicas de fazer cinema, de ser artista no nosso convívio, de ser gauche na vida no Brasil.
Hoje a partir das 17h30 o Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, apresentará o encontro Diálogos Audiovisuais, focando o tema cinema documentário no Ceará. Com produção da Candeeiro Cultural, o bate-papo será mediado por Tiago Ribeiro, que apresentará o 5º episódio de A Padaria feita de sonhos, palavras e sons, de sua série sobre a Padaria Espiritual, importante agremiação literária que surgiu em Fortaleza em 1892, e reuniu escritores, pintores, músicos, sonhadores.
Será também exibido o meu documentário curta-metragem Dim, de 2007, sobre o artista plástico Dim, do Museu Brinquedim, em que abordo num viés afetivo-biográfico o desenvolvimento de seu processo criativo, as influências determinantes na sua vida e na sua obra.
A Padaria "de casa em casa entregando o pão", Dim brincando e ensinando com a arte - porque, de outro jeito, a vida não vale a pena.
fotos Enzo Venancio e Rubens Venancio / ©Oitoemeio Filmes

Nenhum comentário: