foto France Press
Gracias a la vida, que me ha dado tanto, Mercedes, me deu dois olhos que quando os abro distingo bem o bem do que não é bem, Mercedes, e do alto do céu estrelado, nas multidões a mulher que eu amo, Mercedes. Gracias a la vida, que me ha dado tanto, me deu ouvido para te ouvir, Mercedes, com toda tua extensão, noites e dias, grilos e canários, martírios, turbinas, ladridos, chubascos. E tua voz tão terna, minha bem amada Mercedes. Gracias a la vida, que me ha dado tanto, Mercedes, me deu o som e o abecedário, com ele as palavras que penso e declaro mãe, amigo, irmão e luz alumbrando a rota da alma do que estou amando, Mercedes. Gracias a la vida, que me ha dado tanto, me deu a marcha de meus pés cansados, com eles andei cidades e charcos, praias e desertos, montanhas e planos, e tua casa, tua rua e teu pátio, Mercedes. Gracias a la vida, que me ha dado tanto, Mercedes, me deu o coração que agita seu marco, quando olho o fruto do cérebro humano, quando olho o bom tão longe do mau, quando olho o fundo de teus olhos claros, Mercedes. Gracias a la vida, que me ha dado tanto, me deu o riso e me deu o pranto, assim eu distingo dita de quebranto,os dois materiais que formam teu canto, Mercedes, e o teu canto que é o mesmo canto, e o canto de todos que é teu próprio canto. Gracias a la vida, que me ha dado tanto, Mercedes, eu que tanto te ouvi, que tanto resisti trabajando duramente contra os anos de chumbo, ouvindo-te, ouvindo-te, ouvindo-te, Mercedes Sosa. Gracias también, Violeta Parra.
Duerme, duerme, negrita.
4 comentários:
Bonita homenagem a uma grande cantora, nirton. Pena que se foi, mas seu canto fica em nossa memória.
É, meu caro, longa é a arte, breve é a vida, como dizia Tom Jobim. Mercedes Sosa marcou muito um período de resistência política na América Latina, mas isso não fez dela uma artista com uma obra datada, muito pelo contrário. Sua voz e suas canções têm a eternidade da beleza.
Olá, Nirton, no blog do Nonato peguei o endereço do seu. Muito bom. Os textos estão ótimos. E pena mesmo a morte da grande Mercedes Sosa. Um abraço.
Paulo Renato Santos
Obrigado, Paulo, pela visita. Um abraço.
Postar um comentário