domingo, 27 de setembro de 2009

otros tangos


foto Divulgação

O Otros Aires é um projeto audiovisual, criado em 2003, pelo músico e arquiteto argentino Miguel Di Genova, o do meio na foto acima.  O espetáculo que o grupo apresenta une a estética portenha do começo do século passado, como o tango, el barrio,a imigração, a música de Carlos Gardel, a milonga e as orquestras típicas, tudo numa mixagem criativa com as várias vertentes da música eletrônica e o vídeo.

Assisti ao show do Otros Aires na sexta-feira, 25, no projeto Eletrotango que o CCBB de Brasília está apresentando até 10 de outubro, quando fecha a programação com o San Telmo Lounge, e antes, no próximo fim de semana, o Narcotango.
A apresentação dos tangueiros do Otros Aires é contagiante. Não somente o bandoneon do ótimo Omar Eduardo, como o piano e a programação eletrônica que o maestro Diego Pablo joga no palco dão uma atmosfera que nos leva aos becos de bairros portenhos como o La Boca, na época dos cabarés ao som da voz no vinil de Gardel, e ao mesmo tempo às grandes orquestras que enchiam os salões chiques da capital portenha, com o volume das cordas, dos bandoneons e da coreografia dos  impecáveis dançarinos. No fundo palco imagens em vídeo de um passado do tango que não passa, que se renova, que renasce nessa mistura engenhosa com a música eletrônica.



fotos celulares de Cris Pereira

A guitarra, a voz afinadíssima e o carisma de Miguel Di Genova é o que incorpora toda a essência do Otros Aires. Canta-se com ele as músicas, e pelo menos sobe-se virtualmente no palco para uma contradança desses otros tangos.

4 comentários:

Di disse...

Legal o projeto. Cheio de vida e de entusiasmo.
abraços

Nirton Venancio disse...

Obrigado, Dioneide! Boa semana pra você!

Bertini disse...

Esses caras são ótimos, nirton.

Nirton Venancio disse...

Caro Bertini, são ótimos mesmo. Cada vez gosto mais dessa mistura que eles fazem.