sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

o declínio dos bárbaros

foto Le Studio Canal+

Os professores de História Rémy, Pierre, Claude e Alain preparam um saboroso jantar no campo, às margens do lago canadense Memphremagog. Na cidade, as amigas Dominique, Louise, Diane e Danielle fazem exercícios de musculação. Sob o suave outono, os intelectuais vislumbram o declínio quase invisível de um grande império. Desprezo pelas instituições, decadência das elites e queda da natalidade são sinais crepusculares. Tanto no "clube do Bolinha" quanto no da "Luluzinha" só se fala de sexo. Os homens falam das mulheres e as mulheres dos homens.
Essa é a sinopse de "O declínio do império americano" (Le déclin de l'empire américain), filme excelente a partir do título. Dirigido por Dennys Arcand, em 1986, teve uma espécie de continuação em 2003, no também ótimo "As invasões bárbaras" (foto). Nesse reencontro dos mesmos personagens quase vinte anos depois, debate-se a queda do homem e de suas ideologias, em uma bem humorada crônica sobre a modernidade.

Os dois filmes têm cópias em dvd. É interessante começar pelo "Declínio". O senhor das armas George "War" Bush, que tá se mandando - e já vai tarde -, talvez se encantasse apenas pelo título do segundo...

Nenhum comentário: