cartaz de original de "United 93". Universal Studios/DivulgaçãoO Tribeca Film Festival, fundado por Robert De Niro, em seu quinto ano em abril passado, apresentou pela primeira vez "Vôo 93", (United 93), uma dramática história sobre o avião seqüestrado que caiu na Pensilvânia depois que os passageiros lutaram com os seqüestradores, no histórico 11 de setembro de 2001. O filme estreiou semana passada no Brasil.
Dirigido por Paul Greengrass, "Vôo 93" é o primeiro e maior filme de Hollywood que retrata os atentados de setembro. O filme seguinte, "Word Trade Center", de Oliver Stone, fala sobre dois oficiais da polícia que ficaram presos embaixo dos escombros do prédio.
Vários outros filmes em Tribeca compartilharam o mesmo tema, inclusive os documentários "Saint of 9/11", de Glenn Holsten, sobre um capelão do departamento de bombeiros morto no WTC, e "The heart of steel", de Angelo J. Guglielmo Jr., que mostra os voluntários que ajudaram depois dos ataques. Há também o ficcional "Civic duty", de Jeff Renfroe, que narra a história de um contador que perde o seu emprego e fica obcecado com as conspirações terroristas, em particular quando um estudante islâmico se instala próximo a sua casa.
Em contraste com anos anteriores quando o festival abriu com comédias ou suspenses, o clima estabelecido, pelo que a revista "Variety" descreveu, foi "tenso, visceral e de revirar as tripas".