quarta-feira, 3 de julho de 2024

voz pra cantar corda de aço

Foto: Alex Meira / Clan do Cinema

- Vamos fazer uma foto trocando e tocando os instrumentos! – Falei para o guitarrista Cristiano Pinho após uma hora de entrevista para o documentário Pessoal do Ceará – Lado A Lado B.

- Eita, Venancio, é mais fácil você pegar a pegada das cordas de aço do que eu dirigir um filme. – Disse, coçando um sorriso tímido sob a barba.
- Vamos tentar, Cris! Você me ensina a fazer renda com a guitarra e eu lhe ensino a namorar uma câmera.
Ele abriu um riso maior com a brincadeira, ergueu a cabeça, subiu um pouco o boné com indicador na aba e decidiu: “Bora!”.
Cristiano silenciou sua guitarra hoje, aos 59 anos, em plena maturidade de sua juventude e uma história na cena musical cearense, na música brasileira. Tocou com gerações e girassois, de Belchior, Fagner, Ednardo, Amelinha, Rodger Rogério, Téti, Fausto Nilo, Mona Gadelha, Lucio Ricardo a Kátia Freitas, Mimi Rocha, Ricardo Barcelar, Renegados, Aparecida Silvino, Herlon Robson Braz, Fernando Catatau, Felipe Cazaux, Vitoriano... Gravou dois belos discos, Pessoa, em 1997, e Cortejo, 2010.
Há uns dois anos nos encontramos no aeroporto em Fortaleza, ele desembarcando, eu indo a Brasília. “Cadê o filme?”, perguntou, no laço de um abraço. Expliquei os motivos da demora, as dificuldades de finalização, a extensa negociação para a liberação de direitos autorais de músicas e imagens.
O filme sairá nesse segundo semestre, Cristiano. Você tocando seu instrumento, eu lhe reverenciando com o meu.
* O título da postagem é um verso da canção Corda de aço, de Fagner e Clodo Ferreira, gravada no disco Raimundo Fagner, de 1976. Na faixa, a guitarra de Robertinho de Recife, que Cris tanto admirava.
Foto: Alex Meira / Clan do Cinema

Nenhum comentário: