quarta-feira, 12 de agosto de 2020

nossa música brasileña


"Y nuevamente él llegó con inspiración, con mucho amor, con emoción, con explosión y gol"
O trecho da letra de Fio Maravilha, do ainda Jorge Ben, gravada no LP Ben, de 1972, e vencedora no Festival Internacional da Canção daquele ano, com a contagiante interpretação de Maria Alcina, é uma das citações de canções da nossa música que abrem as páginas do site Música do Brasil, com sede em Zaragoza, capital da região de Aragão, no nordeste da Espanha.
Criado e dirigido pela espanhola Julia Torres, à frente de uma grande equipe, o projeto reúne biografias, artigos, agenda cultural, uma revista e uma rádio com programas 24 horas por dia, 365 dias por ano com “toda la musica brasileña y del mundo”.
Impressionante o conhecimento e dedicação de Julia sobre a nossa música. É prazeroso ouvir sua voz em espanhol lendo os textos sobre cantores e compositores brasileiros, apresentando as faixas dos discos e contextualizando os momentos históricos em que foram lançados.
A revista digital Músicas do Brasil e Mais, disponibilizada gratuitamente, teve seu primeiro número lançado em abril deste ano, estampando na capa Elis Regina, celebrando com vários textos e fotos os 75 anos de nascimento da “Pimentinha”. Moraes Moreira, Maria Bethânia, o cantor e compositor camaronês Manu Dibango, falecido em março, são os artistas que ilustram as edições seguintes.
Hoje foi lançado a número 5, com matéria de capa sobre Paulinho da Viola. Além de nove páginas com o compositor de Foi um rio que passou em minha vida, outras mais com Elton Medeiros, Tom Zé, Vanessa Moreno, o cantor, compositor e pianista cubano Bola di Nieve, os músicos espanhóis Martirio e Chano Domínguez, o compositor e teórico musical norte-americano John Cage. E nas páginas 18 e 19 tive a honra de estrear, a convite de Julia, como colaborador com um artigo sobre o centenário de nascimento de nossa Divina Elizete Cardoso.
Gratidão, Julia Torres, por seu trabalho e divulgação da música brasileira. O que você faz é “um verdadeiro gol de placa!”, como diz Jorge Ben Jor!

Nenhum comentário: