foto Vic di Santis
Publicar um livro no Brasil e lançar no mercado editorial é uma tarefa mais ingrata do que se imagina. Uma ótima matéria sobre o assunto está no caderno Diversão & Arte do jornal Correio Braziliense de hoje.
Impressionantes os dados: apenas 20 milhões de brasileiros, do total de 190 milhões de habitantes, têm costume de comprar livros com frequência. Seria "apenas" mesmo em um país refém de telenovelas, big brothers e anasmariasbragas?...
Segundo a Unesco, temos 14 milhões de analfabetos. E não foram contabilizados os analfabetos políticos, aqueles de quem Bertolt Brecht lamentava, "que não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos".
Enquanto em países como os Estados Unidos 500 mil livros é o mínimo para se tornar um best-seller, por aqui nos contentamos 10 mil exemplares vendidos para ficar no topo da lista.
Resta saber a qualidade da quantidade dos 10 mil daqui e os 500 mil de lá.
6 comentários:
Falando em qualidade, prefiro os nossos poucos..
Também prefiro os nossos.
Bom dia, Nirton. Também acho que os nossos mais vendidos têm melhor qualidade.
Tirando Paulo Coelho...
tirando mil vezes o paulo coelho...
que bom, mais uma que não lê Paulo Coelho!
Postar um comentário