sábado, 25 de março de 2006

Santa Dica

"Santa Dica de guerra e fé", de Márcio Venício Nunes. Foto John Williams

Amanhã é dia de Doc TV. O filme programado é "Santa Dica de guerra e fé", a ser exibido às 23h, pela Rede Pública de Televisão.
O documentário é uma viagem que a equipe do cineasta Márcio Venício Nunes faz na história da líder messiânica, Benedita Cipriano Gomes. Com 55 minutos de duração, foi o vencedor goiano do II Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro - DOCTV. Foram 25 projetos inscritos em Goiás, sendo três classificados e um premiado. A pré-estréia do documentário ocorreu no VII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, em 4 de junho, na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado.

No dia 13 de abril de 2005 comemorou-se o centenário da Santa Dica. O documentário propõe a busca pela história, pouco conhecida, dessa líder religiosa e política, uma mulher à frente do seu tempo. Ela foi a única expressão, em Goiás, de movimento messiânico, ocorrido em várias regiões do Brasil. Foi também a única mulher a enfrentar publicamente e com força política o coronelismo goiano.

O diretor mostra, utilizando a linguagem do cinema direto, a polêmica e a influência que a figura dessa mulher ainda causa, após 35 anos de sua morte.

A equipe foi subdividida em dois grupos para as gravações, passando por várias cidades - Jaraguá, Goianésia, Pirenópolis, Vila Propício e alguns distritos de cidades goianas. Foram utilizadas duas câmeras digitais, uma com ênfase no entrevistado e a outra, direcionada para a dinâmica dos acontecimentos em torno do momento registrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se vai ser produzido o DVD desse documentário?