sexta-feira, 11 de setembro de 2020

sempre desobedecer, nunca reverenciar

Hoje, por ocasião dos 47 anos da morte de Salvador Allende, o Coletivo Historias Desobedientes-Chile promoverá um debate com a cineasta chilena Liss Orozco, partindo do seu documentário O pacto de Adriana, 2017.
Organizado pelo cineasta e fotógrafo cearense Caio Ramos, meu aluno do curso Narrativas Cinematográficas do Porto Iracema das Artes, o encontro, denominado “Os herdeiros desobedientes das ditaduras latino-americanas”, reunirá o historiador e pesquisador de temas relacionados ao golpe de 1964 João Teófilo, a professora e psicóloga argentina integrante do coletivo Histórias Desobedientes Analia Kalinec, e a publicitária e atuante na área de direitos humanos Sônia Maria Haas.

A ideia do evento, além de falar sobre o documentário, é conhecer as histórias dos familiares de genocidas das ditaduras latino-americanas. O debate em pauta abordará o panorama de transição à democracia e as lacunas de construção do movimento de anistiados políticos Memória, Verdade e Justiça, referente ao período da ditadura militar no Brasil em comparação aos países vizinhos.
O debate, às 18h30, estará disponível gratuitamente na página do Facebook.
Link para assistir ao documentário O pacto de Adriana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário