“O presente livro tem como relato o pai revisitado pelo filho. Mais do que isso: pelos filhos, pois a pluralidade do amor do narrador inclui os braços dados de todos. A emoção do texto é unguento e bálsamo inevitáveis. O autor fala dos acontecimentos com a naturalidade de quem a ternura e benquerença. A simplicidade narrativa de uma conversa na sala. O silêncio descritivo de uma saudade na janela de casa. O ser humano Francisco e a travessia pelo sertão seco de sua vida desde menino. O missionário Francisco e a travessia pelo verdume de seu ofício pastoral até o último suspiro. Valdi Ferreira Lima com naturalidade e sem afetação literária soube muito bem apresentar e descrever seu personagem afetivo, contar a história que se fez em casa e na família, o percurso que se desenhou no templo e com os irmãos. Dois homens em um só.”
Trecho o prefácio que escrevi para o livro O Guardador de Raízes, biografia que conta vida e obra do Pastor Francisco Lima e Silva, um dos mais autênticos representantes da história do evangelismo cearense, mais particularmente na cidade de Sobral, onde por cinquenta anos o seu exercício pastoral conquistou não somente o respeito e admiração da comunidade de sua religião, mas de toda a população.
O volume de mais de quinhentas páginas tem o fôlego narrativo da sinceridade e gratidão. O filho Valdi Ferreira Lima, discorre no tempo preciso e na medida apurada, a relação afetiva com o pai e sua história, na mesma proporção de uma literatura aguçada e poética. O que se conclui, a cada capitulo, é o perfil de um homem que se clarifica e se abaliza acima da religião que prega: está no patamar da fé.
Minha manifestação no texto de abertura externa a essência de peculiaridade de credo e ética que permeia a obra biográfica. Convidado como revisor, ao término do trabalho avancei como prefaciador, cativado que fui pela grandiosidade humana do personagem.
O Guardador de Raízes é um livro para ser lido por todas as crenças. A doutrina é o do bem.
Lançado no último dia 26 em Sobral, um novo lançamento acontecerá no próximo dia 13 no tradicional Teatro São João da cidade.
Nirton, seu Prefácio lança novas luzes sobre "O Guardador de Raízes" e seu personagem central, um herói às avessas que percorreu todos os caminhos da humildade humana; um predestinado a realizar um trabalho que não era seu, mas que o fez com todo zelo.
ResponderExcluirMeu caro Valdi, foi um honra prefaciar seu livro. O meu encontro com o personagem marcou minha vida.
ResponderExcluir