quinta-feira, 17 de junho de 2010

nas escavações do rock

 
 foto Cris Pereira

Sexta-feira passada assisti ao show de Sérgio Augusto Bustamante, esse senhor de 76 anos de loucura e acordes dissonantes, mais conhecido como Serguei. A paleontóloga apresentação da lenda viva do rock brasileiro foi cidade-satélite Taguatinga, a uns 20 quilômetros de Brasília. Local apropriadíssimo para as escavações e exibição do pansexual Serguei.

A figura é uma figura. Só vendo. E ouvindo, mesmo que a voz rouca não seja mais essas rouquidões todas. Foi revenciado, apalpado, beijado, por um seleto e excitado grupo de fãs, como se fosse um Mick Jagger descamisado de Iggy Pop. A postura outsider cada vez mais reincidente. 

Aqui no video, cantando "Summertime", clássico eternizado na versão blues de Janis Joplin, com quem ele assegura ter rolado sexo, drogas e rock and roll - não necessariamente nessa ordem.

4 comentários:

  1. Ricardo Augusto10:52 PM

    Nirton, voc... Ver maisê viu o ícone máximo do estilo "sex-drugs-and rock & Roll" deste lado de baixo do Equador!.
    Não pode ser considerado um cantor, na acepção da palavra, mas sim um performer intensamente inspirado no seu ídolo Mick Jagger, a ponto de ter feito algumas plásticas para ficar parecido fisicamente com "titia Jagger"!
    Ví dois shows dele no Rio, nos anos 70 e 80, em uma pequena boate em Copacabana, chamada "Let it Be" ,acompanhado pela sua banda "Cerebelo"(rs). A segurança era feita por quem? Isso mesmo, pelos Hell Angels do RJ, assim como a dos Stones no fatídico show de Altamond. E assim como em Altamond, os Angels cariocas estavam munidos de suas correntes e soqueiras de aço!
    O primeiro show eu fui com uns amigos roqueiros, e curtimos à beça, com Serguei cantando todos os standards dos Stones, Janis Joplin, Jimi Hendrix, etc.
    Na segunda vez levei a Argélia, e ela, coitada, se apavorou com os Angels, e tivemos que sair antes do término do show.
    Um "Angel" que estava guardando a saida, perguntou gentilmente: "Não gostaram do show, não!"
    Confesso que me passou um frio pela coluna, mas não passou disso. Felizmente!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, agora ri à be... Ver maisça com esse episódio no final do show com os Hell Angels, "não gostaram do show, não?" Imagino a cena. De cinema. Maravilha! Quer dizer, coitada da Argélia...
    Quanto ao show que assisti, foi inusitado. Nunca tinha visto o Serguei. A banda que acompanha chama-se Pandemuniun, uns garotões cariocas que tocam um roquinho pesado, nada mais. Mas o senhor Bustamante é uma figura! Saí do show na dúvida se ele estava 'cheio dos paus" ou se pela idade não tinha mais coordenação na fala. Mas valeu.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Augusto10:55 PM

    Uma das vezes em que mais r... Ver maisí com as coisas do Serguei, Nirton, foi em uma entrevista com o Jô Soares, em que ele disse, ao ser perguntado sobre sua sexualidade, que era "Pan-sexual", ou seja, o que vier ele traça, numa boa!
    E contou a história de que estava vindo por Búzios, despreocupadamente, quando avistou uma bananeira dando sopa na estrada. Aí pensou, com seus botões: "Cara, eu passo todo dia por aqui e nunca tinha notado como essa bananeira é jeitosinha!" Então não deu outra!!!!!
    O Jô teve um ataque de riso, junto com a platéia, que foi difícil de segurar!

    ResponderExcluir
  4. nirton, serguei é um fóssil de saquarema.

    ResponderExcluir