quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Emília, Emília, Emília


fotos Agência Globo

O jeito sapeca da boneca Emília, criada por Monteiro Lobato, tinha tudo a ver com a atriz Dirce Migliaccio, que consagrou a personagem na segunda versão de "O Sítio do Pica-pau Amarelo", exibido na Globo nos anos 70. Dirce, que faleceu ontem, aos 76 anos, era ativa, cheia de energia, brincalhona. Não haverá outra Emília. E Dirce Migliaccio, só uma.

Sempre achei que a atriz lembrava muito outra grande atriz, Giuletta Masina, principalmente em "Noites de Cabíria". Se por uma ousadia quisessem fazer uma versão brasileira do clássico filme de Fellini, ela seria a atriz certa para o papel. Apesar de ter sua carreira consolidada na televisão, em novelas e séries, no cinema teve atuações importantes, como em "O assalto ao trem pagador", de Roberto Farias, em 1962, "Baixo Gávea", de Haroldo Marinho Barbosa, 1986, e mais recentemente participações em "Bufo & Spallanzani, de Flávio R. Tambellini, 2001, e  "Sem controle", de Cris D'Amato, 2007.

Não tive a  oportunidade de vê-la nos palcos. Imagino como foi brilhante na  peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov, "O jardim das cerejeiras", que Élcio Seixas dirigiu em 2000, e em outras montagens clássicas em que atuou, como "Eles não usam black-tie", "Vestido de noiva", e "As tias".

Outra forte lembrança de Dirce é sua  Judicéia Cajazeiras em "O Bem-amado", em 1973, uma das duas novelas que consegui assistir (a outra foi "Roque Santeiro"). Dirce interpretava uma das correligionárias do prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), e tinha uma química perfeita com Dorinha Durval e Ida Gomes, que viviam as outras irmãs, Dulcinéia e Dorotéia.



"Não desfazendo das outras / Emília é mulher / Papai do céu é quem sabe / Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz / Emília, Emília, Emília, eu não posso mais."

Este trecho do samba de Haroldo Lobo e Wilson Batista, "Emília", que Roberto Silva gravou nos anos 40, não tem nenhuma relação com a simpática boneca de Monteiro Lobato. Mas fica a homenagem e o desejo que Dirce esteja no Sítio divertindo Papai do Céu com sua Emília.

4 comentários:

  1. Bertini1:43 PM

    Texto ótimo, Nirton. E olha que coincidência, outro dia tava revendo o Noites de Cabíria, e realmente a atriz parece um pouco a Dirce Migliaccio. Não acompanhei muito o Sítio.

    ResponderExcluir
  2. Também não acompanhei muito o Sítio, mas o pouco que vi da Emília da Dirce, valeu.

    ResponderExcluir
  3. Não teve outra igual....

    ResponderExcluir
  4. Não haverá outra Emília como Dirce...

    ResponderExcluir