quarta-feira, 26 de agosto de 2009

o inventor do futuro

foto Time Inc.

"Estou interessado no futuro, pois é lá que vou passar o resto da minha vida."

(Charles Kettering)

Taí um cara de quem sou admirador! Kettering foi um americano nascido em uma fazenda em Ohio, e tornou-se um dos inventores mais importantes do século passado. Muitos consideravam, no início de seus trabalhos como cientista, de "invencionices", criações malucas, bizarras, sem sentido. Depois viram que aquele fazendeiro sabia das coisas. Graças a ele, por volta de 1911, os motoristas não precisariam mais ligar o motor de seus Cadillac girando uma manivela. Kettering inventou a ignição elétrica!

Na foto acima, de 1913, Charles Kettering testa a parte elétrica do automóvel Buick, que hoje é uma das quatro marcas sobreviventes da GM. À propósito, ele criou a Companhia de Laboratórios de Engenharia Dayton, conhecida pela sigla Delco, que se transformou na divisão de produtos da General Motors. No começo dos anos 10, o gerador Delco era uma fonte crucial de eletricidade para milhares de fazendas.

Kettering, que não era bobo, patenteou mais de 140 invenções, entre elas, a máquina registradora. Era considerado também um filósofo, um frasista certeiro, como "um inventor é um engenheiro que não leva sua educação muito a sério", "oportunista é aquele que consegue o sucesso que você queria mas não soube obter", "pessoas são muito abertas para coisas novas, desde que elas sejam exatamente como as coisas antigas."

Charles Kettering viveu o seu futuro até 1958, quando faleceu ao 82 anos. Mas com certeza o resto da humanidade continua vivendo o resto de vida no futuro que ele nos deixou.

Um comentário:

  1. Bertini12:04 PM

    oi, nirton! fiquei agora conhecendo esse inventor. Valeu!

    ResponderExcluir