
No bairro do Otávio Bonfim, em Fortaleza, a paixão pela sétima arte levou um aposentado cearense a reabrir as portas de um dos cinemas de bairro mais tradicionais da cidade, o Cine Nazaré.
Em 1949, Seu Vavá, como é conhecido no local, tornou-se carregador de filmes do Cine Familiar, que pertencia à Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Ficou na empresa até 1968, assumindo outras funções, de revisor até gerente geral.
A paixão do Seu Vavá pelo cinema vem de longe, ainda criança ele assistia aos filmes olhando por baixo da porta. Aos 15 anos, começou a trabalhar em um cinema. Mas o apaixonado pela sétima arte não estava satisfeito. Ele sempre alimentou o sonho de ter seu próprio cinema. E conseguiu. A muito custo, o dono do Cine Nazaré mantém vivo um dos últimos cinemas de rua de Fortaleza.
Conheci o Seu Vavá. Eu, menino fascinado pela magia do cinema, admirava aquele senhor empolgado com os filmes que exibia. Carregava latas de 35mm, fixava os cartazes, as fotos, emocionava-se diante da tela. Era contagiante ver tanta empolgação. Coisa que não se vê na assepsia, impessoalidade e frieza das salas multiplex.
Agora em fevereiro a programação inclui clássicos nacionais como "O cangaceiro", de Lima Barreto e "O ébrio", de Gilda de Abreu, e episódios do seriado americano "A ilha do tesouro".
O Vavá é mais um Totó da vida, que ama os carretéis, que faz girar a imaginação, fazendo-o viajar por mares nunca dantes navegados...Bom, deixemos de poesia e louvemos mais uma grande realidade. Seu Vavá, que conseguiu relizar o sonho de todos os apaixonados por cinema, ter o seu cineminha. Nirton, nos conte mais sobre seu Vavá. Mantenho um blog [fetichedecinefilo.blogspot.com] que fala da memória dos cinemas de rua e de todo o maquinário que a modernidade vem transformando em poeira, deixando uma grande saudade.(olhando a foto, parece que a projeção é de vídeo, me confirme), Um abraço, Armando [recomentarios.blogspot.com]
ResponderExcluirCaro Armando, que ótimo sua visita aqui, parabéns pelo seu trabalho em manter viva a memória dos cinemas de rua.
ResponderExcluirPassarei agora pelo seu blog pra gente conversar mais.
Um abraço!
Caro Nirton, estive no endereço que você me passou. Muito obrigado
ResponderExcluir