
O vídeo documentário que representa o Estado de Mato Grosso no DocTV II "Vila Bela Terra de Colores", dirigido por Bárbara Fontes, será exibido hoje, às 23h, pela Rede Pública de Televisão. Resgata fatos históricos e culturais da primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade - situada no extremo-oeste, no Vale do Guaporé, fazendo divisa com a Bolívia. As histórias são narradas por quatro moradores da cidade: Zeferino, Nemézia, Bia e Acildo, iniciando com a fundação da cidade no século XVIII com a chegada dos negros, o surgimento da heroína Teresa de Benguela, a visita da Expedição Langsdorff, chegando até os dias de hoje, com Festa do Congo, a Dança do Chorado, o Kanijijn, entre outros.
Vila Bela surgiu devido a uma estratégia militar da Coroa Portuguesa para conquistar o território pertencente a Espanha. Planejada em Portugal, é tida como a Brasília do século XVIII e foi construída com toda grandiosidade da aristocracia portuguesa, na intenção de reproduzir o luxo e suntuosidade de suas cidades. Vila Bela é um lugar único! Está situada entre 3 ecossistemas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, revelando um curioso contraste: no meio da mata, uma cidade com ruas planas e largas, casarões imponentes, casa de ópera e uma igreja matriz gigantesca, a mais famosa ruína de Vila Bela.
Até sua história escravocrata é diferente: ao mesmo tempo que havia escravos provenientes de várias regiões do Brasil e da África, que sofriam as piores humilhações - o que fez surgir o Quilombo do Quariterê/Piolho, liderado por Teresa de Benguela -, havia os negros "com habilidades especiais" que não podiam sofrer nenhum tipo de castigo e tinham um tratamento especial na sociedade .
Afastado o perigo da invasão da Coroa Espanhola, Vila Bela já não despertava tanto interesse do governo e com a pressão exercida pela elite cuiabana, Vila Bela deixa de ser a capital de Mato Grosso e inicia seu longo período de ostracismo. Os moradores mais abastados da cidade, mudam-se para Cuiabá e abandonam seus escravos, 50 anos antes da Abolição da Escravatura. Até hoje a população da cidade é predominantemente negra. O documentário foi filmado em Vila Bela da Santíssima Trindade durante uma semana.
É um convite ao telespectador para uma viagem à História do Brasil- iniciando nos tempos da Colônia, passando por belas imagens de uma flora e fauna exuberante, chegando aos dias de hoje ao som do que há de melhor da música brasileira.
Eu li que você não gostou da carinha nova do blog, Nirton. Tudo bem que é meio pálida, mas pelo menos está diferente :)
ResponderExcluirPretendo mexer um pouco mais e colocar um pouco de cor em lugar do que está lá. Na verdade, pretendo mesmo é escrever lá :) Ah, e onde andará Prussion, o ET sentimental? Cada uma, né!